segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Uso do Sketchup na Geometria Analítica

Para trabalhar geometria analítica podemos usar o software sketchup, próprio para a criação de modelos em 3D. O sketchup está disponível na versão profissional, Pro, e na versão gratuita, Make.O programa é um produto do grupo Google e pode ser baixado gratuitamente acessando o endereço www.sketchup.com/. É um programa fácil de usar que permite a criação de objetos usando as fórmulas pertinentes a geometria analítica. Temos a visualização dos eixos x e y num plano, passa uma noção real de profundidade e espaço, onde podemos também visualizar as formas de vários ângulos, permite alterar o modelo das formas criadas e então verificar a consequência dessas alterações.‎E o mais interessante é que esse programa pode ser levado aos alunos, porque é muito atrativo e a partir do momento que o aluno aprende a usa-lo passa a ser um grande facilitador da aprendizagem, onde o aluno consegue visualizar a forma do conteúdo em 3D saindo do imaginário. Utilizando esse programa o professor também pode trabalhar sólidos geométricos, ângulos, medidas, proporções dependendo de seu objetivo. Não devemos pensar que tecnologia por si só vai resolver os problemas de aprendizagem dos alunos, ela deve ser um complemento da aprendizagem. No uso do sketchup o aluno tem a autonomia de fazer, desfazer, girar,errar e criar novamente, fazendo com que o aluno cumpra a sua parte, pois praticando ele está aprendendo a aprender. Para melhor compreensão vamos visualizar formas que podemos criar no sketchup no conteúdo de geometria analítica:
Cilindro
Esfera

Parabolóide
Hiperbolóide de uma folha
Hiperbolóide de duas folhas

Grupo: Carmem Ullmann, Fabiane von Mühlen Prante, Márcia Regina da Rosa, Marta Lucia Corassini, Viviane Adriane Buhring.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Geometria Analítica

GEOMETRIA ANALÍTICA
União da geometria e a álgebra.



 

A geometria analítica no cotidiano
Como já estudamos anteriormente, vimos que os conteúdos relacionados à geometria analítica estão presentes em várias situações do nosso dia a dia, como por exemplo, a situação demonstrada no vídeo abaixo, onde o objetivo era criar um jardim na forma da bandeira Nacional do Brasil. Vimos neste vídeo que para construir o jardim foi necessário empregar vários conceitos relacionados a geometria analítica, como: plano cartesiano, ponto, reta, circunferência.  Até mesmo as estrelas da bandeira possuem coordenadas geográficas indicando sua exata posição no céu.
Para saber mais acesse o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=3xdFFsxSnw0.
A criação de Descartes rompeu barreiras de uma época inteira, pelo fato de que todo o procedimento de construção em todas as áreas de engenharia e desenvolvimento de tecnologia tem como base para serem construídas a ilustre criação de Descartes, isto é, o plano cartesiano.

Desta forma, percebemos que a geometria analítica é um facilitador, não apenas utilizado na construção dos gráficos, mas é a principal ferramenta no desenvolvimento de softwares de programação. Na indústria foi o precursor no que diz respeito à criação de máquinas automatizadas que para localizar a matéria a ser trabalhada necessita receber as coordenadas da mesma. O mesmo vale para softwares de desenho tanto de construção, quanto na área da educação ou outras simulações quaisquer. Como exemplo, podemos citar o robô que realiza solda na indústria, no início está nas coordenadas 0,0, do plano cartesiano, na medida em que estabelece uma nova coordenada, realiza o deslocamento soldando até este ponto.
Integrantes do grupo: Edson Steinhorst, Cristiano Hemann, Fabiano Heusner e Marla Portes.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar



 

 
 
 
                                          Cristiane Martins de Souza
                                          Elisandra Martins de Souza Piaceski
                                          Jaqueline Wahlbrinck
                                          Marceli Metz
                                          Marcos Aurelio Mello da Silva
       
                                                            
1. Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras instituições prestam este atendimento?
Na cidade de Panambi somente três escolas atende alunos surdos tendo também APAE que disponibiliza atendimento especifico com profissionais qualificados.
 
 
2. Quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual é tipo de surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
 Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel estudam dois alunos que são surdos
 
                                                                                                                     
3. Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais - Libras? Onde aprenderam?
Uma das alunas que estuda na 7°série sabe Libras, já a aluna do 2°ano está em fase de alfabetização.
 
 
4. Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras? Ou outros tipos de profissionais?
Eles são acompanhados por uma professora Ana Lúcia Hatje intérprete de Libras.
 
 
5. Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de Sinais - Libras?
Sim há duas professoras
 
 
O poder público tem garantido sim condições de acesso e aprendizagem ao aluno surdo se adequando a nova lei da inclusão social embora ainda haja necessidade  de mudanças,pois ainda não há tantos alunos que necessitem mas ainda tem que  haver adequações nas escolas principalmente nos materiais didáticos.
Infelizmente o surdo ainda é tratado como um deficiente e a própria sociedade acaba limitando a capacidades destas pessoas, cabe a comunidade escolar desenvolver trabalhos que mudem esses pensamentos. Os professores de libras que  atendem os surdos no nosso município são preparados mas  os professores  de todas as disciplinas teriam que ter uma qualificação em libras obrigatória,para que a inclusão se faça valer.                                
 

domingo, 8 de dezembro de 2013

Jogo e Conceito sobre Geometria Analítica


A geometria analítica foi criada por Descartes (1596-1650) , e estuda a localização de pontos no plano, espaço e as relações de diferentes localizações. que desenvolveu o sistemas de coordenadas cartesianas.

Jogo que pode ser aplicado aos alunos para iniciação do conteúdo de geometrias.

BATALHA NAVAL NO PAPEL

 
Tema: Sistema cartesiano ortogonal de coordenadas. 

1º Momento: Jogo – Batalha Naval 
1º Passo: Ensinar as regras do jogo 
2º Passo: Formação de duplas 
3º Passo: Determinação do tempo de partida – 10 min. 
2º Momento: Apresentação do assunto 
1º Passo: Relacionar o jogo com as coordenadas cartesianas 
2º Passo: Construir a definição de coordenadas com os alunos. 
3ºPasso: Marcação dos pares ordenados no papel milimetrado. Esses pares serão construídos a partir dos pares do jogo. 

Subsídios para o Professor 
O objetivo da proposta é levar o aluno a conhecer o Sistema Cartesiano Ortogonal através do jogo “Batalha Naval”; 
Está direcionado para aplicação em alunos da 1ª série do ensino médio, mas pode ser adaptado para a 7ª série do ensino fundamental; 
O ensino do Sistema Cartesiano Ortogonal está situado no campo algébricosimbólico da reorientação curricular do SEE-RJ; 
A aplicação se dará em dois tempos de aula com 50 minutos cada; 
Para aplicação do jogo “Batalha Naval”, separar a turma em duplas, entregar uma cartela para cada um, propondo aos alunos o preenchimento do reticulado intitulado “SEU JOGO” os quadrinhos referentes às suas embarcações, em seguida iniciar a orientação, começando o jogo, em cada dupla, após 10 minutos de todas as duplas terem iniciado, interromper o jogo, aplicar o exercício da página 6, limitando-se apenas em tirar dúvidas possíveis dos alunos; Introduzir o 
conteúdo proposto na página 7, finalizando com a entrega do exercício da página 8; 
A avaliação se dará pela participação do aluno no jogo e os resultados obtidos pelos exercícios; 
Em algumas turmas, a dificuldade encontrada foi a transposição das embarcações no jogo e na construção da figura geométrica do triângulo do exercício 1 da página 8. Foram também de difícil compreensão a localização do zero para as coordenadas dos pontos.                      
                 
REGRAS DO JOGO 
Embarcações (navios) disponíveis: 
5 Hidroaviões 4 Submarinos 3 Cruzadores 
2 Encouraçados 
1 Porta-aviões 
Preparação do jogo: 
1. Cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro. Isso é feito marcando-se no reticulado intitulado "Seu jogo" os quadradinhos referentes às suas embarcações. 
2. Não é permitido que duas (2) embarcações se toquem. 
3. O jogador não deve revelar ao oponente as localizações de suas embarcações. 
Jogando (regra mais fácil): 
Cada jogador, na sua vez de jogar, seguirá o seguinte procedimento:  
1. Anunciará 3 pontos (localizações), indicando a coordenadas do alvo através do número da linha e da letra da coluna que definem a posição. Para que o jogador tenha o controle dos pontos anunciados, deverá marcar cada um deles no reticulado intitulado "Seu jogo”. 
2. Após cada um dos pontos localizados, o oponente avisará se acertou e, nesse caso, qual a embarcação foi atingida. Se ela for afundada, esse fato também deverá ser informado. 
3. A cada ponto acertado em um alvo, o oponente deverá marcar em seu tabuleiro para que possa informar quando a embarcação for afundada. 
4. Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa embarcação forem atingidas. 
5. Após os 3 pontos localizados e as respostas do oponente é a vez para o outro jogador. 
O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as embarcações do seu oponente. 
 Exercício: 
  
segundo elemento. 
Nessas condições, responda: 
a) Quais as posições ocupadas pelo seu porta-aviões? 
b) Se o seu adversário disparar um “ponto” para a posição (6,E), atingirá algum de seus navios? 
c) Se o seu adversário disparar um “ponto” para a posição (7,G), atingirá algum de seus navios? 
d) Qual número mínimo de “pontos” que seu adversário deve dar para afundar todos os seus rebocadores? 
e) O seu cruzador será afundado se o seu adversário disparar 4 “pontos” para quais posições? 
f) Se o seu adversário der 25 “tiros” seguidos e todos certeiros, ele conseguirá afundar toda a sua frota? 
Sistemas de coordenadas 
Ao brincar com o jogo “Batalha Naval” e ao disparar um “tiro” você diz a posição representada por um número e uma letra para tentar acertar o armamento do adversário. 
Essas informações são as coordenadas do local de destino do “tiro”. 
Em muitas outras situações do cotidiano, necessitamos de sistemas de coordenadas. Por exemplo: um ponto de uma estrada é localizado pela marca quilométrica; um ponto sobre a superfície da Terra é determinado por dois números chamados de latitude e de longitude; um ponto do espaço aéreo é localizado por três números – a latitude, a longitude e a altitude. 
Do mesmo modo, para localizar um ponto em um plano, podemos adotar um sistema de coordenadas, e o mais usual é o sistema cartesiano ortogonal de coordenadas, apresentado a seguir. 
Sistema cartesiano ortogonal de coordenadas 
 Para localizar um ponto no plano, podemos fixar nesse plano um sistema cartesiano ortogonal de coordenadas, que é formado por dois eixos reais, Ox eOy , perpendiculares entre si no ponto O. 
Por exemplo, para determinar o ponto P da figura a seguir, traçamos por P as perpendiculares a Ox eOy ,obtendo, nesses eixos, dois números chamados de abscissa 
(horizontal) e ordenada (vertical) do ponto P , respectivamente. 
  
 No exemplo, as coordenadas do ponto P são 5 e 4. A abscissa é 5, e a ordenada é 4. 
Indicamos esse fato por (5,4). 
  O símbolo (5,4) é chamado de “par ordenado de abscissa 5 e ordenada 4”. 
 Considerando dois conjuntos, A e B, não vazios, chamamos de produto cartesiano de A por B o conjunto indicado por A x B, formado por todos os pares ordenados, nos quais o primeiro elemento pertence ao conjunto A e o segundo pertence ao conjunto B: 
  A x B = {(x, y) / x ∈ A e y ∈ a B}
Notação: A x B 
Leitura: A cartesiano B 
Elemento par ordenado (x, y) Exercícios: 
1) No Plano Cartesiano, desenhe o triângulo ABC sendo A(–3, –3), B(0,4) e C(3,0) 
  
2) No Plano Cartesiano, desenhe o trapézio ABCD sendo A(1,1), B(4,4), C(7,4), D(10,1) e determine os pontos do quadrado inscrito no trapézio.

Fonte:http:// www.fichariodematematica.com/.../consideracoes-iniciais-sobre-geometria...
            http://jogosderaciocinionasala.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html
           
Alunas Beatriz Costa Beber Wenningkamp,Rubia D G Balconi e Carina M Wagner

Estudo da Geometria Analítica

A Geometria analítica plana constitui-se na área de estudo da Matemática que funde, num único método a aritmética, a Álgebra e a Geometria. Esse método consiste basicamente em associar números a pontos de um plano e equações a figuras geométricas, criando assim uma poderosa ferramenta matemática, com aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento como em Economia e Administração, Arquitetura e Engenharia e outras atividades de planejamento. Essas relações acontecem no que chamamos de  Plano Cartesiano, este  foi criado pelo matemático René Descartes. A sua utilização mais simples é a de representarmos graficamente a localização de pontos em um determinado plano. Através dele também podemos representar um segmento de reta ou um triângulo, por exemplo. O plano cartesiano é composto de duas retas perpendiculares e orientadas, uma horizontal e outra vertical. Damos no nome de eixo x ou eixo das abscissas à reta horizontal. À vertical denominamos de eixo y ou eixo das ordenadas.


No plano Cartesiano podemos estudar:

O Ponto: elemento sem dimensão que não pode ser medido, pode ser identificado através de suas coordenadas no quadrante do plano cartesiano. Podemos destacar:  o estudo analítico do ponto, a distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento e a condição de alinhamento de três pontos.
(Pontos A e B no plano Cartesiano)
A reta: conjunto infinito de pontoa alinhados, é unidimensional, possui apenas comprimento para ser medido. As retas podem ser paralelas, perpendiculares ou concorrentes. A equação fundamental da reta é:


.
E a equação reduzida da reta é:

Exemplos de retas no plano cartesiano:



A circunferência: É o conjunto dos pontos do plano cuja distância ao ponto C é igual a r. O ponto C é chamado centro da circunferência e o segmento de reta que liga um ponto qualquer dela ao centro é chamado raio da circunferência. Assim, r é a medida desse segmento. Atravéz disso podemos definir reconhecimento, posição e localização da circunferencia. A equação reduzida é: (x - a)2 + (y - b)2 =r2.




As cônicas: Denomina-se cônica o lugar geométrico dos pontos de um plano cuja razão entre as distâncias a um ponto fixo F e a uma reta fixa d é igual a uma constante não negativa e. O ponto fixo é chamado de foco, a reta fixa de diretriz e a razão constante de excentricidade da cônica. Quando e = 1 a cônica é chamada de parábola, quando 0 < e < 1 de elipse e quando e > 1 de hipérbole.

Para aplicar Geometria Analítica podemos fazer uso de softwares como o Geogebra e do Sketchup. Eles podem representar muito bem as figuras geométricas facilitando a compreensão e o estudo deste conteúdo.



Dorelise Hagemann Queiroz; 
Lucélia Kehl; 
Marta de Camargo da Silva Paula.






Geometria analítica


O vídeo apresentado acima foi escolhido por se tratar de uma maneira lúdica e muito interessante de resolver desafios utilizando a geometria analítica. Apresentando um problema geométrico motivador, mostrando a eficácia da geometria analítica para a solução de um problema.
A aprendizagem precisa ser atrativa para conquistarmos a atenção e a vontade de aprender dos educandos, onde ele possa participar de forma significativa na sua construção do conhecimento: observando, refletindo, concluindo, ou seja, vivenciando os conteúdos matemáticos.

Um software que vai além  da geometria dinâmica é o geogebra , podendo ser classificado como um software de matemática dinâmica, pois apresenta concomitantemente a representação geométrica, e ainda a representação algébrica (coordenadas de pontos, equações de retas, e circunferências, entre outras).


Componentes: Cristiane Martins de Souza
                       Elisandra M. de S. Piaceski
                       Marceli Regina Metz
                       Marcos Mello
                       Jaqueline Wahlbrink

Geometria Analítica: Idéias para trabalhar com o Plano Cartesiano em sala de aula





Alessandra Bairros da Trindade
Raquel Buchmann Rossi
Neiva Pierini

            Escolhemos o Plano Cartesiano como tema do conteúdo Geometria  Analítica. Para tanto propomos o jogo batalha naval, tanto online como na forma tradicional (papel e caneta). O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.
            O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abcissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero de encontra no seu centro e os números aumentam á medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem.

          Para o jogo batalha naval online propomos o uso do blog Aprender a Aprender Sempre... em que é possível além do jogo, usufruir de vídeo-aulas nas atividades de I á IV. O jogo também é mais completo do que a maioria dos outros sites de ensino, pois trabalha com os quatro quadrantes nos seus diferentes níveis, e ainda trabalha com a diferença de espaço entre x e y. Abaixo algumas imagens do jogo:



          Se a escola não têm acesso a internet existe a opção tradicional com o jogo impresso. Abaixo imagem do jogo e instruções:


- Distribuir aleatoriamente (sem deixar o adversário ver) sua esquadra, composta por: 3 hidroaviões, 4 submarinos, 3 cruzadores, 2 encouraçados e 1 porta-aviões, com caneta azul no cartão que diz SEU JOGO.
- Feito o procedimento, começar o ataque com a caneta vermelha.
- Cada jogador fará um ataque dizendo a localização do ponto a ser atingido. Cada ponto encontra-se na intersecção de uma linha vertical (coluna) e uma linha horizontal (linha). O ponto será localizado por um par ordenado em que as letras indicarão a coluna e os números indicarão a linha. Exemplo: (c,7) significa linha c e sétima coluna. Os números do par ordenado, que nos darão o endereço do ponto a ser atingido, são denominados de COORDENADAS do ponto.
 - Se as coordenadas do ponto indicado forem sobre um elemento da esquadra do adversário, este deverá dizer qual (ex. encouraçado) e deverá marcar X no alvo atingido no cartão SEU JOGO. O jogador atacante marcará a letra E (de encouraçado) neste ponto, no cartão JOGO DO ADVERSÁRIO.
 - Se não atingir o alvo, o adversário deverá dizer “na água” e o atacante deverá marcar com um ponto no seu cartão JOGO DO ADVERSÁRIO.
 - Cada elemento da esquadra deverá ser atingido integralmente, ou seja, se for uma embarcação com dois ou mais quadrados o atacante deverá atingir todos os quadrados da embarcação para afundá-la.
 - Quando um jogador acertar o alvo poderá continuar jugando ate cometer um erro.
 - O jogo termina quando uma das esquadras for totalmente atingida, e o vencedor será quem a abateu.
            
          Os jogos na educação estão cada vez mais, sendo adotados pelos professores, para tornar as aulas mais interessantes e divertidas. Além de motivar os alunos, ajuda no processo de memorização e até mesmo no desenvolvimento da expressão oral e corporal do aluno.



Geometria Analítica, Alguns Recursos para Aprendizagem

Geometria Analítica é a parte  da matemática que relaciona Álgebra e Geometria. Ou seja, figuras geométricas tais como círculos, parábolas, cônicas podem ser estudadas através de expressões algébricas. Também é conhecida como Geometria Cartesiana, pois estuda a geometria por meio de um sistema de coordenadas. Seus primeiros conceitos surgiram com René Descartes(1596 - 1650) que é o criador do sistema de coordenadas cartesianas, é considerado o Pai da Geometria Analítica.
Alguns conceitos ensinados em Geometria Analítica são representações de pontos, figuras, relações de equação no plano cartesiano, resolução de problemas com equações e inequações, identificação de equação de reta, circunferência e formas cônicas. 

Videoaulas

Videoaulas são sempre uma boa opção de estudo, apesar do conteúdo de geometria analítica não ser um conteúdo tão fácil, há na internet videos muito bons sobre o assunto.
O professor Luiz Cláudio Mesquita de Aquino possui um projeto chamado LCMAquino, no qual faz diversas videoaulas de conteúdos matemáticos de Ensino Superior. Seu objetivo com o projeto é criar videoaulas abordando todas as disciplinas de Matemática de uma graduação na área de Exatas, bem como tutoriais sobre o uso de programas no aprendizado de Matemática. Em seu canal do youtube (http://www.youtube.com/playlist?list=PLB7242F99B0310710a diversos e excelentes videos sobre Geometria Analítica. A forma simples de explicações e as analogias utilizadas por este professor faz com que estes videos potencialmente significativo.
LCMAquino

GeoGebra


Outro recurso para o trabalho com Geometria analítica é o software GeoGebra. Frente as inovações tecnológicas faz-se necessário o uso de tecnologias na educação. O software GeoGebra é uma excelente ferramenta de ensino. Nele é possível trabalhar desde os conteúdos do ensino Fundamental a Ensino Médio, além de alguns conteúdos de ensino superior.

Com este software é possível trabalhar vários dos conteúdos de geometria analítica como pontos, retas, vetores, coordenada, Cônicas. As diversas ferramentas possibilitam ao usuário uma forma dinâmica de trabalhar esses conceitos não dependendo das limitações do papel e ainda conta com uma representação geométrica precisa. O software permite abstrair e demonstrar com facilidade conceitos como as cônicas e retas, suas construções são rápidas e fáceis e pode-se demonstrar a maiorias de suas propriedades, as construções podem ser feita através de suas respectivas equações ou de algumas ferramentas especificas.
Vejamos alguns videos de atividades com o GeoGebra na Geometria Analítica:

LCMAquino - Aula sobre vetores;

LCMAquino - Conicas;




Alisson Rogério Relly
Angélica Macedo
Daniela Strucker
Deisi Springer Pott
Odete Kreitlow Lobell